30/08/2009

"A fórmula da minha felicidade: um sim, um não, uma linha reta, um objetivo."

(Friedrich Nietzsche)

Você decide ir ao cinema. Sai de casa e quando percebe, imerso em seus pensamentos, está fazendo o caminho convencional para ir ao trabalho e que, coincidentemente, é diametralmente oposto. Depois de enfrentar um belo trânsito, acerta o passo e chega ao shopping. Vasculha os três pisos para obter uma vaga no estacionamento. Logo mais, encontra uma agradável fila para comprar os ingressos. Na boca do caixa, descobre que a sessão está esgotada.
Outra, só duas horas e quinze minutos depois.

Impossível?
Improvável?
Com você não?

Pense bem antes de responder. Se você ainda não passou pelo ciclo completo descrito acima, uma boa parte dele já visitou você num final de semana destes.
O mal é o mesmo que afeta profissionais e empresas no mundo corporativo: a ausência de metas definidas.

OS CINCO PASSOS PARA UMA META

Uma meta, qualquer que seja ela, só pode ser assim conceituada quando traçada segundo cinco variáveis.

A primeira delas é a ESPECIFICIDADE. Seu objetivo deve ser muito bem
definido.
Quanto mais específica for a definição do seu propósito, mais
Direcionado estará seu caminho.

A segunda variável é a MENSURABILIDADE. Sua meta deve ser
quantificável, objetiva e palpável. Uma situação bem ilustrativa desta variável é a aquisição de bens materiais. "Pretendo comprar um carro", é um desejo. "Vou comprar um veículo da marca XYZ, modelo Beta, com motor 2.0, dotado dos seguintes opcionais, com valor estimado em R$30.000,00", é quase uma meta.

A próxima variável é a EXEQUIBILIDADE Uma meta tem que ser alcançável,
possível, viável.

Chegamos à RELEVÂNCIA. A meta tem que ser importante, significativa, desafiadora. Você decide como meta anual elevar o faturamento de seu departamento em 5% acima da inflação. Porém, seu mercado de atuação está aquecido e este foi o índice definido e atingido nos últimos dois anos.
Logo, é preciso ousadia e coragem para determinar um percentual superior
este, capaz de motivar a equipe em busca do resultado. Lembre-se de que
o bom não é bom onde o ótimo é esperado.

Finalmente, o aspecto mais negligenciado: o TEMPO. Muitas metas são bem
definidas, mensuráveis, possíveis e importantes, mas não estão definidas num horizonte de tempo. Aquela oportunidade de negócio tem que ser concretizada até uma data-limite. Aquela reunião tem que ocorrer entre 14h e 16h. Aquele filme no cinema tem início às 21h30 e sairá de cartaz na próxima sexta-feira.
Procrastinar, nome feio dado à mania de adiar compromissos, cabe como uma luva aqui, e confere um golpe mortal a qualquer meta proposta.

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